Notícias
Como trabalhamos
 

Divulgação do vencedor do edital – SICONV 001-2015-SP - Projeto Clínica do Testemunho São Paulo – seleção de serviços gráficos para impressão de livro- Tipo menor Preço - Convênio n. 774237/2012
Cumprindo com o previsto no edital, (...)

Ministério da Saúde responde manifesto do MPASP sobre uso de Risperidona para autismo
Em resposta ao manifesto “Muito além da Risperidona”, o Ministério da Saúde enviou ao Movimento Psicanálise, Autismo e Saúde Pública (MPASP) a carta a (...)

Muito além da Risperidona
O Movimento Psicanálise, Autismo e Saúde Pública (MPASP), com seus profissionais e instituições associados em todo o território nacional, vem se manif (...)

Doenças e agravos associados ao estilo de vida
são temas da nova edição da Revista Ciência & Saúde Coletiva

A Revista Ciência & Saúde Coletiva da Abrasco dedica seu primeiro número do ano 2014 (19.1) às “Doenças e agravos associados ao estilo de vida”, e abo (...)

Coletânea resgata subjetividade no cuidado em saúde
O homem contemporâneo vivencia uma série de paradoxos. Tomado por um mal-estar constante busca reconhecimento e, ao mesmo tempo, tem grande dificuldad (...)

LT22 Radio "La Colifata"
Asoc. Civil "La Colifata" Salud Mental y Comunicación. (...)

ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS
Ministério Público divulga enunciado sobre Comunidades Terapêuticas (...)


Estatuto e Regimento Interono
Da Associação Brasileira de Saúde Coletiva

A última Assembleia Geral da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), realizada no dia 14 de novembro de 2012 (...)


EE UU exige a las aseguradoras que cubran los cuidados de salud mental

Hasta ahora las compañías podían poner límite al número de visitas para atención psicológica (...)

CURSO DE INTRODUÇÃO AO TEATRO INVISÍVEL
25 a 27 de Outubro (...)

 

Como trabalhamos

Entrevistas Iniciais

É a porta de entrada da instituição, o primeiro contato com a história contada pelo paciente e família. É o momento privilegiado para a observação do núcleo familiar, ponto de partida para a elaboração das estratégias clínicas iniciais do caso.

Espaço Aberto

O Espaço Aberto é um espaço de socialização em que se prioriza o estar juntos de uma maneira viva e dinâmica.

Inspirado em uma sala de visita, tem como meta trabalhar o acolhimento e o convívio e desenvolver a comunicação de uma maneira informal na busca e construção de conforto e bem-estar.

Diferentes recursos são utilizados no sentido da ampliação do repertório de experiências, visando o desentorpecimento, a expressão espontânea e a possibilidade criativa.

Grupo de Segunda Feira 

O final de semana é um período com uma qualidade diferenciada, de distensão do mundo produtivo e de abertura para o lazer e as relações pessoais e familiares, em que outras intensidades costumam se apresentar, determinando tensão ou vazio, atualizando o sofrimento. O Grupo de Recepção surge a partir desta demanda, configurando-se num acolhimento e elaboração deste excesso e avançando na criação de possibilidades novas para o fim de semana, desafio de encontrar conexões e relações pessoais fora dos espaços de tratamento. É um grupo que acolhe o fim de semana que passou, ao mesmo tempo em que projeta os fins de semana futuros. Retoma-se assim a continuidade da referência grupal na criação de um contexto propiciador da sustentação necessária à restituição de recursos e possibilidades de existência.

Grupo de Projetos

O sentido etimológico da palavra projeto, do latim pro-jectare, é lançar adiante.
O Grupo de Projetos tem como objetivo criar brechas no tempo contínuo da desesperança para dar lugar a novas perspectivas de vida, ajudando a buscar respostas para as questões:

O que você precisa para viver melhor hoje?

Como podemos pensar juntos caminhos para o futuro?

Grupo de Saída

A proposta do Grupo de Saída é a de proporcionar, através do pertencimento a uma turma, a experimentação do mundo de uma maneira menos ameaçadora, em busca da retomada de laços sociais e afetivos. Através de saídas com projeto, o grupo vai se constituindo como um núcleo no qual o bem-estar e o cumprimento da proposta é responsabilidade de todos. Trata-se de um apoio à viabilidade e manutenção dos projetos individuais e do grupo.

Grupo de Pais

As famílias que procuram Projetos Terapêuticos costumam ter seus laços cotidianos estruturados como áreas isoladas.

Por um lado, os procedimentos de cuidados com o filho ficam reduzidos ao recolhimento doméstico. Por outro, suas realizações profissionais e sociais, quando investidas, o são de forma cindida, não fazendo conexão entre os âmbitos público e privado, sua posição de pais e cidadãos.

O grupo de projetos dos pais compõe o tratamento institucional abordando seus projetos pessoais na busca de operar uma articulação simbólica entre sua vida social e familiar.




Notícias anteriores 
Entrevistas

Rua Gabriel de Brito, 29 - Pinheiros | 11 3875-0797
©2008 Projetos Terapêuticos. Todos os direitos reservados.
Melhor visualizado em 1024 x 768 px. • YHhdzn