Notícias
  03 de Fevereiro de 2014
 

Divulgação do vencedor do edital – SICONV 001-2015-SP - Projeto Clínica do Testemunho São Paulo – seleção de serviços gráficos para impressão de livro- Tipo menor Preço - Convênio n. 774237/2012
Cumprindo com o previsto no edital, (...)

Ministério da Saúde responde manifesto do MPASP sobre uso de Risperidona para autismo
Em resposta ao manifesto “Muito além da Risperidona”, o Ministério da Saúde enviou ao Movimento Psicanálise, Autismo e Saúde Pública (MPASP) a carta a (...)

Muito além da Risperidona
O Movimento Psicanálise, Autismo e Saúde Pública (MPASP), com seus profissionais e instituições associados em todo o território nacional, vem se manif (...)

Doenças e agravos associados ao estilo de vida
são temas da nova edição da Revista Ciência & Saúde Coletiva

A Revista Ciência & Saúde Coletiva da Abrasco dedica seu primeiro número do ano 2014 (19.1) às “Doenças e agravos associados ao estilo de vida”, e abo (...)

Coletânea resgata subjetividade no cuidado em saúde
O homem contemporâneo vivencia uma série de paradoxos. Tomado por um mal-estar constante busca reconhecimento e, ao mesmo tempo, tem grande dificuldad (...)

LT22 Radio "La Colifata"
Asoc. Civil "La Colifata" Salud Mental y Comunicación. (...)

ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS
Ministério Público divulga enunciado sobre Comunidades Terapêuticas (...)


Estatuto e Regimento Interono
Da Associação Brasileira de Saúde Coletiva

A última Assembleia Geral da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), realizada no dia 14 de novembro de 2012 (...)


EE UU exige a las aseguradoras que cubran los cuidados de salud mental

Hasta ahora las compañías podían poner límite al número de visitas para atención psicológica (...)

CURSO DE INTRODUÇÃO AO TEATRO INVISÍVEL
25 a 27 de Outubro (...)

 

Doenças e agravos associados ao estilo de vida são temas da nova edição da Revista Ciência & Saúde Coletiva








As DCNT, ou doenças cardiovasculares, câncer, diabetes e doenças respiratórias crônicas e violências têm gerado elevado número de mortes prematuras, perda de qualidade de vida e ocasionado impactos econômicos negativos para famílias, indivíduos e a sociedade em geral. Elas são hoje responsáveis por 72% da mortalidade no Brasil e mais prevalentes entre as pessoas de baixa renda, por estarem mais expostas aos fatores de risco e terem menos acesso aos serviços de saúde. O aumento da carga de DCNT reflete os efeitos negativos da globalização, da urbanização rápida, da vida sedentária e da alimentação com alto teor calórico e do marketing que estimula o uso do tabaco e do álcool.
Para o enfrentamento das DCNT, além da organização do setor saúde para garantir acesso à assistência, promoção, prevenção e vigilância torna-se essencial articular ações intersetoriais, em especial, as que contribuem para reduzir desigualdades sociais e proteger as populações mais vulneráveis, dentre elas, as crianças, os adolescentes e as pessoas idosas. É deste conjunto de questões que os artigos do presente número temático trata.


 
abrasco@abrasco.org.br
Associação Brasileira de Saúde Coletiva - ABRASCO

Notícias anteriores 
Entrevistas
Rua Gabriel de Brito, 29 - Pinheiros | 11 3875-0797 | ©2008 Projetos Terapêuticos. Todos os direitos reservados.
Melhor visualizado em 1024 x 768 px. | desenvolvido por KiwiMídia